A geladeira é um dos eletrodomésticos mais essenciais em nossas casas, porém, também pode ser responsável por uma parcela significativa do consumo de energia. Estudos indicam que alguns modelos de refrigeradores chegam a representar até 30% desse consumo.
No entanto, pequenas mudanças de hábitos podem fazer uma grande diferença e ajudar a economizar energia, mantendo a eficiência do aparelho. Nesse artigo, trouxemos algumas dicas para economizar energia com sua geladeira e também, como escolher o refrigerador mais econômico.
1. Evite abrir e fechar a porta desnecessariamente
A fim de economizar energia com sua geladeira, retire todos os itens necessários de uma só vez para evitar a entrada de ar quente, o que força o motor a trabalhar mais.

2. Não coloque alimentos quentes na geladeira
Isso faz com que o eletrodoméstico precise trabalhar mais para resfriar o ar, aumentando o consumo de energia.
3. Verifique regularmente a borracha de vedação da porta
Se estiver desgastada, pode causar vazamentos de ar frio, resultando em maior consumo de energia.
4. Mantenha a geladeira na temperatura ideal
Seguindo sempre as as recomendações do fabricante, durante as estações mais frias, ajuste o termostato para níveis mais baixos para economizar energia.
5. Escolha o local de instalação da geladeira cuidadosamente
Evite colocá-la perto de fontes de calor, como fogões e fornos, e longe de janelas expostas ao sol. Certifique-se de que haja espaço para ventilação adequada ao redor do aparelho.
Planeja adquirir uma geladeira?
Ao comprar uma geladeira nova, considere as seguintes características para garantir maior eficiência energética:
- Tecnologia Inverter: os modelos com essa tecnologia ajustam o funcionamento do compressor de acordo com a demanda, reduzindo o consumo de energia.
- Dispenser externo de água: essa característica evita que você precise abrir a porta da geladeira para acessar a água, ajudando a economizar energia.
- Selo Procel A: opte por geladeiras com esse selo, que indicam maior eficiência energética. Esses modelos consomem menos energia em comparação com outros, o que resulta em economia a longo prazo.
Seguindo essas dicas e escolhendo uma geladeira com características mais econômicas, você poderá reduzir significativamente o consumo de energia e, consequentemente, economizar dinheiro a longo prazo.